terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escola Humanizada

“Falta humanizar essa escola, para que ela deixe de ser mera transmissora de informações, marcando o sujeito como a um banco de informática, para inscrever nesse sujeito a possibilidade de ser reconhecido como capaz de construir seu próprio saber e escrever a sua parte na história.” Glória Maria S. Mendes

Uma das grandes dificuldades resume-se na criação uma base educacional, voltada para o desenvolvimento de ferramentas pelas quais a escola possa trabalhar a mente do aluno, fazendo ele não apenas aprender por uma obrigação, mas sim, para que ele comece a criar suas próprias opiniões, baseado e contextualizado dentro das propostas expostas pelo educador. É importante a atenção do educador dentro dos temas atuais, mas sabendo interagir com os padrões de ensino tradicionais, sendo uma forma de atualização do ensino, enquadrado nas novas formas que possibilita tanto o educador como o aluno ter uma facilidade melhor em conhecer e ter acesso a outras opiniões de diversas pessoas e/ou profissionais que falam sobre suas vivencias. 

 Não se pode criar uma hierarquia “eu sou o professor que ensina e você é o aluno que aprende”. Em todos os aspectos, deve haver troca de conhecimentos, onde também se permita que o aluno possa levar para sala de aula e expor outros olhares um respectivo tema. A informática traz com facilidade um vasto arquivo de conhecimentos de diversas pessoas e lugares. 

 Cabe a escola ser um instrumento que desperte a visão do aluno através da educação, possuindo um papel importante como agente da transformação social do aluno. O conceito “educação” tem como base, em seus princípios, vários ramos que possam chegar na mesma base de sustentação através de diversas formas de construção. Ou seja, cada pessoa consegue criar situações sobre um determinado tema e, daí, parte-se para um processo de releitura sobre a obra, muitas vezes passando por processos construtivos enquadrado nos atuais padrões que se insere dentro da educação. 

 A relação família/escola, é fator fundamental que contribui com a formação educacional do aluno, pois cria uma integração entre as informações adquiridas em casa na prática e, levada para sala de aula, o aluno desperta o olhar teórico, respeitando a singularidade tradicional de cada espaço diante de seus princípios culturais e históricos. 

 A escola não deve chamar a pessoa pra dentro da sala de aula, ela tem que se criar a necessidade da pessoa buscar o aprendizado, aplicando na vida e nas conseqüências que o aprendizado pode trazer ao ser humano, mostrando que se é capaz de construir uma história dentro de sua própria vida e seu cotidiano, até mesmo podendo abrir um leque de opções para pratica de interagir e criar compatibilidade dentro de outros ramos. 

 Para tomarmos como exemplo mais concreto, o ensino tecnológico leva para o aluno o ensino de se manusear o computador, o aluno vai lá e aprende como se usa o computador, daí este aluno percebe que ele pode se especializar dentro de um dos ramos da informática, então este aluno passa operar com a computação gráfica, a partir daí ele começa tomar conhecimento dentro da publicidade, então passa a interagir criando anúncios publicitários. 

 A busca de novas dinâmicas complementando a interdisciplinaridade traz a sala de aula, uma permuta de conhecimentos teóricos e práticos. Em muitos casos o aluno se sente seduzido com essa forma de repassar o conhecimento, pois o aluno tem um corpo-a-corpo de como se pode produzir quando a interação dentro do assunto traz a visão clara do assunto. 

 Com isso o educador tem que buscar métodos de interação, o conhecimento permutado dentro de debates realizados em sala de aula, mostrando a relação do aprender com a cultura, fazendo que se percebam as funções da escola como transmissora de conhecimento, mas a escola tem que ter a preocupação com que as influências atuais não possam mudar o contexto histórico do ensino. 

 A educação por sua história tem por função, organizar o desenvolvimento da sociedade respeitando seus valores e repassar de maneira clara como suas tendências de como socializar de forma didática para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário