domingo, 2 de outubro de 2011

Um pouco sobre o Clube da Esquina




Deu-se início no ano de 1963, na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Formada pelo cantor, compositor e instrumentista Milton Nascimento, recentemente chegado da cidade de 3 Pontas, onde fazia parta da banda W's Boys juntamente com o pianista Wagner Tiso.

Chegando à capital mineira, Milton passou a residir em uma pensão na Avenida Amazonas, no centro da cidade. Tinha como vizinhos, os irmãos Borges (que eram doze). Milton se juntou com Marilton (o mais velho dos irmãos Borges), que tocava em um grupo chamado Evolussamba.

Na mesma oportunidade, juntaram se mais dois Borges, Márcio e Lô, que tinha apenas 10 anos de idade, que andava pela escadaria do prédio para saber de quem era aquela voz e o violão que lhe encantava.

Os irmãos Borges e Milton realizavam seus encontros regados de batida de limão. Márcio tornou-se o letrista das primeiras composições daquela parceria com Milton, Novena, Gira Girou e Crença em 1964.

Lô aprendia harmonia com o guitarrista Toninho Horta e escutava os discos dos Beatles com também o garoto Beto Guedes, filho do seresteiro Godofredo Guedes. Amigos de patinete, Lô e Beto criaram a banda The Beavers, inspirada na banda inglesa.

Neste processo, fecunda-se o Clube da Esquina, gerando idéias no bar Saloon e no Cineclube Sesc. Em 1966 foi premiado com o quarto lugar no Festival de Música Popular da Tv Excelsior de São Paulo cantando com Baden Powell e Lula Freire. Neste mesmo ano Elis Regina grava a música Canção do Sal de Milton.

Em 1967 , com interessado cantor Agostinho dos Santos, as músicas Travessia (com Fernando Brant) em segundo lugar, Morro em sétimo e Maria, minha fé que ficou entre as 15 melhores do II Festival Internacional de música.

Este feito de Gonçalves e os irmãos Borges, crescia muito mais, não só na quantidade, como também em qualidade ao juntar-se com Flávio Venturini, Tavito Moura e Vermelho.

Num certo dia, na esquina da Rua Divinópolis com a Rua Paraisópolis, no saudoso bairro de Santa Tereza, Milton e os Borges fundam o Clube da Esquina, grupo interessado em música, amizade, política e umas boas doses de cachaça. O idealizador do nome foi Márcio Borges que, sempre ouviu de sua mãe, D. Maria, onde andava os meninos Borges, dizia: Claro que lá na esquina, cantando e tocando violão.

Antes da formalização (na verdade nunca se formalizou), Milton e Lô Borges (já com 17 anos) entraram nos estúdios da EMI para gravar o primeiro Clube da Esquina. A capa era composta com uma foto de dois meninos, um negro e um branco, na beira de uma estrada em Nova Friburgo. O LP adquiriu a magia das letras de Ronaldo Bastos e o Grupo Imaginário (de Wagner Tiso).

As músicas Trem Azul (de Lô e Ronaldo regravada por Tom Jobim, em seu disco Antônio Brasileiro), Tudo o que você poderia ser ( Lô e Márcio), Nada será como antes e Cais (ambas de Milton e Ronaldo), foram o ponto de partida do primeiro movimento musical de importância depois da Tropicália - embora haja quem diga que foi o movimento mais importante do que a Tropicália.

Beto Guedes lançaria seu próprio disco juntamente com Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta e em segunda vez A página do relâmpago elétrico. Lô Borges e Via Láctea. Flávio Venturini foi para o Terço lançando discos já com tendências de rock dando origem ao grupo pop, 14 Bis de Vermelho e Magrão.

Wagner Tiso parti-se para carreira solo instrumental e Tavito (que era do Som Imaginário) lançou-se como cantor e compositor, tendo em seu rol, as músicas Casa no Campo (parceria com Zé Rodrix) e Rua Ramalhete.

Em 1978 , Milton lança o disco duplo, Clube da Esquina 2, reunido com sua velha turma e os novos integrantes. Entram as música Nascente (Flávio Venturini e Murilo Antunes), Maria, Maria (Milton e Fernando Brant), Tanto (Beto Guedes e Ronaldo Bastos) e muitas outras.

A nessa altura, o som expirado em Minas Gerais, tinha gerado frutos como Uakti (banda de experimentalismo radical que inventava seus próprios instrumentos).

A partir da década de 80, surge bandas mineiras já com propostas diferentes do Clube da Esquina, tais como, Sepultura, Skank, Pato Fu e Jota Quest.

Márcio Borges em 1996, fez o inventário do Clube no livro de memória Os Sonhos Não Envelhecem - História do Clube da Esquina.

DISCOGRAFIA

Clube da Esquina (1972)













1- Tudo que você podia ser
2- Cais
3- O trem azul
4- Saídas e Bandeiras nº 1
5- Nuvem cigana
6- Cravo e canela
7- Dos cruces
8- Um girassol da cor de seu cabelo
9- San Vicente
10- Estrelas
11- Clube da Esquina nº 2
12- Paisagem na janela
13- Me deixa em paz
14- Os povos
15- Saídas e Bandeiras nº 2
16- Um gôsto de Sol
17- Pelo amor de Deus
18- Lilia
19- Trem de doido
20- Nada será como antes
21- Ao que vai nascer


Clube da Esquina 2 (1978)













Disco 1

1- Credo
2- Nascente
3- Ruas da Cidade
4- Paixão e Fé
5- Casamento de Negros
6- Olho D'água
7- Canoa, Canoa
8- O Que Foi Feito Deverá/O Que Foi Feito De Vera
9- Mistérios
10- Pão e Água
11- E Daí?

Disco 2

1- Canção Amiga
2- Cancion por la Unidad de Latino America
3- Tanto
4- Dona Olympia
5- Testamento
6- A Sede do Peixe
7- Léo
8- Maria, Maria
9- Meu Menino
10- Toshiro
11- Reis e Rainhas do Maracatu
12- Que Bom Amigo


FONTE: UOL / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário